terça-feira, 5 de maio de 2009

Manual Assessoria_24


O que os jornalistas de redação esperam dos jornalistas de Assessorias de Imprensa


ELENO MENDONÇA
(O Estado de São Paulo)

- Prepare seu cliente para falar com a Imprensa. Como? Coloque-o numa roda de jornalistas, faça-o falar e aponte os erros.

-Não mande press-kits vazios, sem conteúdo.

- Todas as formas de chegar à redação são válidas.

- Existem dois tipos de assessores: aquele que passou por redação e aquele que saiu de uma faculdade direto para uma assessoria. Os dois são válidos porque já vi profissionais inexperientes chegarem à posição de grandes assessores.

- Tente trabalhar material com exclusividade

- Artigos são válidos

- Descentralizar também é válido. Portanto, mande seu material também para jornais de outras cidades e estados.

- Valorize todos os veículos, inclusive os alternativos, como os cadernos de empresas, empregos, casa, família, etc. Eles também têm grandes tiragens e são muito lidos.

- Procure saber quem é quem nas redações.

- As redações pioraram nos últimos anos. As equipes são menores e o nosso tempo é cada vez menor.

- Procure saber o que é notícia para cada veículo e/ou profissional

- Seja profissional e não confunda amizade com critérios de edição

- Lançamento de novos produtos é um horror.

- A grande imprensa não deve nem ser convidada para coletivas

- Importância e magnitude é o que vale nas redações.

- Procure conhecer bem o seu cliente antes de começar um trabalho de assessoria de imprensa.

- Evite que seu cliente fale a respeito de qualquer assunto. Ele pode virar "carne de vaca" ou "salva pauta" . Isso é horrível.

- Não apresente como exclusivo aquilo que não é.

- Quando combinar algo com um jornalista, não combine o mesmo com outro.

- Assessor de imprensa deve trabalhar para jornalista de redação.

- Assessor tem que ser direto no atendimento de jornalista.


ANA LÚCIA MORETTO
(Rádio Eldorado de São Paulo)

- Avisem os seus clientes que vamos usar, no máximo 40 segundos de tudo que ele falar.

-A Eldorado é ouvida por homens e mulheres de 30 a 40 anos das classes A e B. Portanto, não adianta propôr pautas de assuntos próprios para outros públicos

- Em geral, os assessores não têm idéia da programação da Eldorado

- A Eldorado recebe 300 pautas por dia pelo fax. Muitas vão para cinco pessoas. Isso é desperdício

- Rádio deveria ter prioridades em coletivas. Um tempo de 15 minutos é suficiente

- Quem atende logo os profissionais de rádio ganha pontos e consegue mais espaço para seus clientes

- Em geral, os assessores não têm idéia da programação da Eldorado.

- Rádio tambem deveria receber pauta com exclusividade

- Preparem seus clientes para falarem ao vivo em rádio e entrevista ao vivo tem em média cinco minutos.

- É válido mandar uma entrevista gravada quando a rádio não apareceu numa coletiva. Ouvir, pelo menos, eu vou.

- Antecipem os acontecimentos e preparem seus clientes para falar dos assuntos previstos para cada dis. Isso é bom para assessores, clientes e para a rádio

- Rádio é imediatismo, portanto, seus clientes precisam estar disponíveis.

- Não liguem para perguntar: aceitou minha sugestão? qual o repórter escalado?


NELSON BLECHER
(Revista Exame)

- Assessoria de Imprensa é um negócio de risco e pode desaparecer, se os profissionais não se reposicionarem

- Os sites bem feitos suprem boa parte do papel dos assessores

- A imprensa brasileira está num estágio primário e atravesa uma grave crise, precisa avançar nas técnicas jornalísticas. É fácil verificar isso quando lemos o New York Times

- Na Exame, as assessorias não influenciam pautas

-Gostaríamos de conhecer melhor as empresas que vocês assessoram

- No que diz respeito à qualidade do material enviado às redações, o trabalho dos assessores de imprensa no Brasil ainda é primário

- Tem assessoria que faz um assédio insuportável

- Não prometam o que não podem conseguir apenas para ter um novo cliente.

-Os press-releases são, em geral, muito frágeis

-Assessor de imprensa deveria mandar o seguinte recado para a redação: todos os dados do cliente, inclusive home-page, celular, telefone da casa.

-Não mandem brindes, pois eles vão para as secretárias e os boys

-Assessoria de imprensa ideal é aquela que faz o papel de janela de informações que me ajudem a escrever minhas reportagens

-Sejam transparentes, porque mentira é fatal.

MARIZE MUNIZ
(TV Bandeirantes/ Canal 21)

- Preciso muito das assessorias, pois preciso de quatro entrevistados por dia

-Assessorie é empresa, vende produtos e quem não sabe, precisa aprender

-Economia e macroeconomia não nos interessa

-Jogo muito release fora porque eles não respondem à perguntas básicas: quem?, que?, como?, quando?, onde?, por que?

-Não me liguem depois das 18h

-Assessor deve conhecer uma redação
JOSÉ ANTÔNIO (ZELÃO)
(Agência Estado)

- Assessorado tem que ter o que dizer e saber falar

-Tenham sempre em mão as informações mais detalhadas possíveis a respeito da empresa que assessoram

-Agência Estado vai a quase todas as coletivas

-Convites para viagem com tudo pago e mais: o Estado só aceita para reportagens de Turismo, mas isso vai acabar logo, as revistas da Abril, a TV Bandeirantes e o Canal 21 não aceitam nunca e a Agência Estado aceita eventualmente, mas sem prometer que vai fazer matéria a respeito e na Rádio Eldorado, é raro aceitar



Fonte: Encontro com editores promovido pela M&A Publicações e Eventos

Nenhum comentário: