O que os jornalistas de redação esperam dos jornalistas de Assessorias de Imprensa
ELENO MENDONÇA
(O Estado de São Paulo)
- Prepare seu cliente para falar com a Imprensa. Como? Coloque-o numa roda de jornalistas, faça-o falar e aponte os erros.
-Não mande press-kits vazios, sem conteúdo.
- Todas as formas de chegar à redação são válidas.
- Existem dois tipos de assessores: aquele que passou por redação e aquele que saiu de uma faculdade direto para uma assessoria. Os dois são válidos porque já vi profissionais inexperientes chegarem à posição de grandes assessores.
- Tente trabalhar material com exclusividade
- Artigos são válidos
- Descentralizar também é válido. Portanto, mande seu material também para jornais de outras cidades e estados.
- Valorize todos os veículos, inclusive os alternativos, como os cadernos de empresas, empregos, casa, família, etc. Eles também têm grandes tiragens e são muito lidos.
- Procure saber quem é quem nas redações.
- As redações pioraram nos últimos anos. As equipes são menores e o nosso tempo é cada vez menor.
- Procure saber o que é notícia para cada veículo e/ou profissional
- Seja profissional e não confunda amizade com critérios de edição
- Lançamento de novos produtos é um horror.
- A grande imprensa não deve nem ser convidada para coletivas
- Importância e magnitude é o que vale nas redações.
- Procure conhecer bem o seu cliente antes de começar um trabalho de assessoria de imprensa.
- Evite que seu cliente fale a respeito de qualquer assunto. Ele pode virar "carne de vaca" ou "salva pauta" . Isso é horrível.
- Não apresente como exclusivo aquilo que não é.
- Quando combinar algo com um jornalista, não combine o mesmo com outro.
- Assessor de imprensa deve trabalhar para jornalista de redação.
- Assessor tem que ser direto no atendimento de jornalista.
ANA LÚCIA MORETTO
(Rádio Eldorado de São Paulo)
- Avisem os seus clientes que vamos usar, no máximo 40 segundos de tudo que ele falar.
-A Eldorado é ouvida por homens e mulheres de 30 a 40 anos das classes A e B. Portanto, não adianta propôr pautas de assuntos próprios para outros públicos
- Em geral, os assessores não têm idéia da programação da Eldorado
- A Eldorado recebe 300 pautas por dia pelo fax. Muitas vão para cinco pessoas. Isso é desperdício
- Rádio deveria ter prioridades em coletivas. Um tempo de 15 minutos é suficiente
- Quem atende logo os profissionais de rádio ganha pontos e consegue mais espaço para seus clientes
- Em geral, os assessores não têm idéia da programação da Eldorado.
- Rádio tambem deveria receber pauta com exclusividade
- Preparem seus clientes para falarem ao vivo em rádio e entrevista ao vivo tem em média cinco minutos.
- É válido mandar uma entrevista gravada quando a rádio não apareceu numa coletiva. Ouvir, pelo menos, eu vou.
- Antecipem os acontecimentos e preparem seus clientes para falar dos assuntos previstos para cada dis. Isso é bom para assessores, clientes e para a rádio
- Rádio é imediatismo, portanto, seus clientes precisam estar disponíveis.
- Não liguem para perguntar: aceitou minha sugestão? qual o repórter escalado?
NELSON BLECHER
(Revista Exame)
- Assessoria de Imprensa é um negócio de risco e pode desaparecer, se os profissionais não se reposicionarem
- Os sites bem feitos suprem boa parte do papel dos assessores
- A imprensa brasileira está num estágio primário e atravesa uma grave crise, precisa avançar nas técnicas jornalísticas. É fácil verificar isso quando lemos o New York Times
- Na Exame, as assessorias não influenciam pautas
-Gostaríamos de conhecer melhor as empresas que vocês assessoram
- No que diz respeito à qualidade do material enviado às redações, o trabalho dos assessores de imprensa no Brasil ainda é primário
- Tem assessoria que faz um assédio insuportável
- Não prometam o que não podem conseguir apenas para ter um novo cliente.
-Os press-releases são, em geral, muito frágeis
-Assessor de imprensa deveria mandar o seguinte recado para a redação: todos os dados do cliente, inclusive home-page, celular, telefone da casa.
-Não mandem brindes, pois eles vão para as secretárias e os boys
-Assessoria de imprensa ideal é aquela que faz o papel de janela de informações que me ajudem a escrever minhas reportagens
-Sejam transparentes, porque mentira é fatal.
MARIZE MUNIZ
(TV Bandeirantes/ Canal 21)
- Preciso muito das assessorias, pois preciso de quatro entrevistados por dia
-Assessorie é empresa, vende produtos e quem não sabe, precisa aprender
-Economia e macroeconomia não nos interessa
-Jogo muito release fora porque eles não respondem à perguntas básicas: quem?, que?, como?, quando?, onde?, por que?
-Não me liguem depois das 18h
-Assessor deve conhecer uma redação
JOSÉ ANTÔNIO (ZELÃO)
(Agência Estado)
- Assessorado tem que ter o que dizer e saber falar
-Tenham sempre em mão as informações mais detalhadas possíveis a respeito da empresa que assessoram
-Agência Estado vai a quase todas as coletivas
-Convites para viagem com tudo pago e mais: o Estado só aceita para reportagens de Turismo, mas isso vai acabar logo, as revistas da Abril, a TV Bandeirantes e o Canal 21 não aceitam nunca e a Agência Estado aceita eventualmente, mas sem prometer que vai fazer matéria a respeito e na Rádio Eldorado, é raro aceitar
Fonte: Encontro com editores promovido pela M&A Publicações e Eventos
ELENO MENDONÇA
(O Estado de São Paulo)
- Prepare seu cliente para falar com a Imprensa. Como? Coloque-o numa roda de jornalistas, faça-o falar e aponte os erros.
-Não mande press-kits vazios, sem conteúdo.
- Todas as formas de chegar à redação são válidas.
- Existem dois tipos de assessores: aquele que passou por redação e aquele que saiu de uma faculdade direto para uma assessoria. Os dois são válidos porque já vi profissionais inexperientes chegarem à posição de grandes assessores.
- Tente trabalhar material com exclusividade
- Artigos são válidos
- Descentralizar também é válido. Portanto, mande seu material também para jornais de outras cidades e estados.
- Valorize todos os veículos, inclusive os alternativos, como os cadernos de empresas, empregos, casa, família, etc. Eles também têm grandes tiragens e são muito lidos.
- Procure saber quem é quem nas redações.
- As redações pioraram nos últimos anos. As equipes são menores e o nosso tempo é cada vez menor.
- Procure saber o que é notícia para cada veículo e/ou profissional
- Seja profissional e não confunda amizade com critérios de edição
- Lançamento de novos produtos é um horror.
- A grande imprensa não deve nem ser convidada para coletivas
- Importância e magnitude é o que vale nas redações.
- Procure conhecer bem o seu cliente antes de começar um trabalho de assessoria de imprensa.
- Evite que seu cliente fale a respeito de qualquer assunto. Ele pode virar "carne de vaca" ou "salva pauta" . Isso é horrível.
- Não apresente como exclusivo aquilo que não é.
- Quando combinar algo com um jornalista, não combine o mesmo com outro.
- Assessor de imprensa deve trabalhar para jornalista de redação.
- Assessor tem que ser direto no atendimento de jornalista.
ANA LÚCIA MORETTO
(Rádio Eldorado de São Paulo)
- Avisem os seus clientes que vamos usar, no máximo 40 segundos de tudo que ele falar.
-A Eldorado é ouvida por homens e mulheres de 30 a 40 anos das classes A e B. Portanto, não adianta propôr pautas de assuntos próprios para outros públicos
- Em geral, os assessores não têm idéia da programação da Eldorado
- A Eldorado recebe 300 pautas por dia pelo fax. Muitas vão para cinco pessoas. Isso é desperdício
- Rádio deveria ter prioridades em coletivas. Um tempo de 15 minutos é suficiente
- Quem atende logo os profissionais de rádio ganha pontos e consegue mais espaço para seus clientes
- Em geral, os assessores não têm idéia da programação da Eldorado.
- Rádio tambem deveria receber pauta com exclusividade
- Preparem seus clientes para falarem ao vivo em rádio e entrevista ao vivo tem em média cinco minutos.
- É válido mandar uma entrevista gravada quando a rádio não apareceu numa coletiva. Ouvir, pelo menos, eu vou.
- Antecipem os acontecimentos e preparem seus clientes para falar dos assuntos previstos para cada dis. Isso é bom para assessores, clientes e para a rádio
- Rádio é imediatismo, portanto, seus clientes precisam estar disponíveis.
- Não liguem para perguntar: aceitou minha sugestão? qual o repórter escalado?
NELSON BLECHER
(Revista Exame)
- Assessoria de Imprensa é um negócio de risco e pode desaparecer, se os profissionais não se reposicionarem
- Os sites bem feitos suprem boa parte do papel dos assessores
- A imprensa brasileira está num estágio primário e atravesa uma grave crise, precisa avançar nas técnicas jornalísticas. É fácil verificar isso quando lemos o New York Times
- Na Exame, as assessorias não influenciam pautas
-Gostaríamos de conhecer melhor as empresas que vocês assessoram
- No que diz respeito à qualidade do material enviado às redações, o trabalho dos assessores de imprensa no Brasil ainda é primário
- Tem assessoria que faz um assédio insuportável
- Não prometam o que não podem conseguir apenas para ter um novo cliente.
-Os press-releases são, em geral, muito frágeis
-Assessor de imprensa deveria mandar o seguinte recado para a redação: todos os dados do cliente, inclusive home-page, celular, telefone da casa.
-Não mandem brindes, pois eles vão para as secretárias e os boys
-Assessoria de imprensa ideal é aquela que faz o papel de janela de informações que me ajudem a escrever minhas reportagens
-Sejam transparentes, porque mentira é fatal.
MARIZE MUNIZ
(TV Bandeirantes/ Canal 21)
- Preciso muito das assessorias, pois preciso de quatro entrevistados por dia
-Assessorie é empresa, vende produtos e quem não sabe, precisa aprender
-Economia e macroeconomia não nos interessa
-Jogo muito release fora porque eles não respondem à perguntas básicas: quem?, que?, como?, quando?, onde?, por que?
-Não me liguem depois das 18h
-Assessor deve conhecer uma redação
JOSÉ ANTÔNIO (ZELÃO)
(Agência Estado)
- Assessorado tem que ter o que dizer e saber falar
-Tenham sempre em mão as informações mais detalhadas possíveis a respeito da empresa que assessoram
-Agência Estado vai a quase todas as coletivas
-Convites para viagem com tudo pago e mais: o Estado só aceita para reportagens de Turismo, mas isso vai acabar logo, as revistas da Abril, a TV Bandeirantes e o Canal 21 não aceitam nunca e a Agência Estado aceita eventualmente, mas sem prometer que vai fazer matéria a respeito e na Rádio Eldorado, é raro aceitar
Fonte: Encontro com editores promovido pela M&A Publicações e Eventos
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