terça-feira, 5 de maio de 2009

Manual Assessoria_17


É tempo de Crise

É uma prova de fogo para a Empresa que quer se relacionar com a Imprensa. E isso é natural, porque nos momentos difíceis, é complicado convencer alguém a se expôr. E o pior, a frase "notícia ruim vende mais" é uma máxima no Jornalismo. A partir daí, é fundamental que a Empresa se prepare para a crise. De que maneira? Admitindo que a situação está difícil e com calma, analisar se a crise é mesmo notícia. Pior é não falar. Se isso acontecer, vai ter sempre alguém falando. Contra a Empresa.

A forma de enfrentar essa situação pode ser seguida conforme as regras abaixo:

1) Não negar o fato, nem inventar histórias
2) Explicar a situação, sem esquecer de listar antes os detalhes prejudiciais
3) Justificar o motivo da crise e listar as providências já tomadas
4) Tomar essas providências e divulgá-las por igual na Empresa e fora dela
5) Indicar um porta-voz, de preferência alguém da diretoria
6) Muitas vezes, divulgar a própria crise é benéfico para a Empresa

As respostas à Imprensa podem ser dadas de três formas:

1) Nota Oficial = Comunicado escrito e a sua simples emissão significa: "Vale o Escrito". É assinada pela Empresa e não abre chance para entrevistas.

2)Comunicado = Também conhecido como position paper. Uniformiza o discurso em meio à crise e tem mais detalhes do que a nota. É assinada por um dos executivos e também não abre espaço para entrevista.

3)Press-Release = É um texto jornalístico e dá abertura para que a Empresa dê entrevistas para complementar a informação. Só se deve lançar mão dele se houver a possíbilidade de entrevistas.

As Empresas não estão ilhadas na sociedade, pois as questões internas das corporações, especialmente as sociais, se transformam em questões de toda a sociedade. Se essas questões forem mal-conduzidas pela Empresa, elas se voltam contra os esforços e a imagem da Empresa. Se a mídia Empresarial, especialmente a mídia interna, "varrer" a crise "para baixo do tapete", os problemas serão noticiados por mídias externas, como as sindicais.

Fonte: Como Virar Notícia e não se Arrepender no Dia Seguinte - Vera Dias
O que é Comunicação Empresarial - Paulo Nassar e Rubens Figueiredo

Nenhum comentário: