terça-feira, 5 de maio de 2009

Manual Assessoria_02


Por que se relacionar com a Imprensa?

A necessidade da Economia de Mercado e a conseqüente concorrência pelas "fatias" desse "bolo" financeiro fazem da Comunicação Social uma peça básica da busca pela qualidade total. Do que adianta possuir essa qualidade total se ninguém fica sabendo? É fundamental que os diferenciais das Empresas sejam conhecidos no mercado através do desenvolvimento e da prática de uma Política de Comunicação Empresarial. Esse é o porquê de se relacionar com a Imprensa.
Evidente que essa Política de Comunicação não é apenas falar com a Imprensa, mas também se relacionar com funcionários, clientes, fornecedores, governos, ONGs, entidades de classe e sociedade civil. Isso, principalmente porque muitas notícias ainda são negativas para as Empresas.
A linguagem encantada da Propaganda faz parte do passado. Nos anúncios comerciais, os produtos nunca têm defeitos e os consumidores estão sempre sorrindo. Mas essa linguagem é sempre questionada a partir do momento em que produtos e consumidores reais entram em contato.
Para termos uma idéia, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística - Ibope, citada no livro O que é Comunicação Empresarial?, de Paulo Nassar e Rubens Figueiredo, mostrava o nível de confiabilidade em grupos e instituições:

TABELA - CONFIABILIDADE DE GRUPOS E INSTITUIÇÕES

Grupo ou Instituição Confia Não Confia Não sabe/Não opinou
IGREJA CATÓLICA 77 20 07
SINDICATOS 61 34 05
PODER JUDICIÁRIO 53 43 04
EMPRESÁRIOS 28 65 07
POLÍTICOS 15 82 04
Fonte: Ibope (Pesquisa Nacional - Novembro de 1993)

Por que a imagem do empresário era tão ruim, de acordo com a pesquisa? Alguns fatores foram identificados: No Brasil, lucro é pecado, na época da pesquisa a inflação estava alta, as notícias ruins sobre Empresas vendem mais e muitos empresários se comunicam mal, além de não fazerem ações sociais.

Fonte: Como Virar Notícia e não se Arrepender no Dia Seguinte - Vera Dias
O que é Comunicação Empresarial? - Paulo Nassar & Rubens Figueiredo

Nenhum comentário: