terça-feira, 5 de maio de 2009

Manual Assessoria_11

A condução de Entrevistas

Com simpatia e cordialidade, o entrevistado pode ajudar, e muito, a conduzir a entrevista para a Mídia, se agir da forma correta, seguindo algumas das regras já faladas anteriormente:

1) Ser o mais direto e objetivo possível nas respostas, principalmente nos meios audiovisuais e on line.

2)Se a entrevista for após uma apresentação, ela tem que ter, no máximo, 15 minutos

3)Medir o interesse da entrevista pela reação do entrevistador. Mãos sem escrever e carinhas de tédio são a morte de uma entrevista

4)Justificar cada afirmação com dados, números e estatísticas

5)Usar uma linguagem que todos entendam, evitando os termos técnicos. Isso também vale para o material impresso dos press kits.

6)Antes de responder a uma pergunta, esteja certo de que entendeu-a bem

7)Seja o mais didático e paciente possível, ao falar para veículos não-especializados

8)Responda honestamente, inclusive quando não sabe da informação

9) Se acontecer de não saber a resposta, prometa (e cumpra) que vai se informar sobre o assunto ou delegar outra pessoa para respondê-la.

10)JAMAIS use a expressão "nada a declarar". É arrogante e prepotente.

11)Seja coerente no discurso

12) Não crie polêmicas nem emita opiniões. Atenha-se aos fatos

13)Personalize a entrevista, chamando o repórter pelo nome e comentando o veículo que ele apresenta.

14)Seja simpático e cordial, mas sem excessos

15)Mantenha a austeridade, mesmo diante de perguntas difíceis e/ou provocativas

16) Redobre essa austeridade quando a entrevista for para a televisão, olhando a câmera de frente.

17) Não dar informações em off

18)JAMAIS dar informações em off nas coletivas

19)Trate igualmente o jornalista de grande veículo ao jornalista de pequeno veículo

20)JAMAIS peça para o jornalista repetir o que acabou de ouvir de você

21)NUNCA peça para ler as anotações ou ouvir gravações do jornalista

22)NEM PENSE em pedir para ler a matéria antes dela ser publicada

23)Entregue um cartão de visitas e se ofereça para ser contatado a fim de tirar dúvidas

24)Não ligue para a redação a fim de perguntar como a matéria será publicada

25)Limite o tempo da entrevista para que jornalistas e executivos planejem suas agendas

26)Não atrase o início da coletiva em mais de 15 minutos

27)No caso de coletivas com a TV, reserve um tempo para as emissoras, pois as gravações exigem atendimento personalizado

28)Se a entrevista for on line, deve ter o triplo da objetividade exigida para os demais veículos

29)Se na coletiva o repórter pergunta algo que nada tem a ver sobre o assunto da entrevista, o executivo deve respondê-la à parte, depois da coletiva, para não desviar o assunto.

Fonte Como Virar Notícia e não se Arrepender no Dia Seguinte - Vera Dias.

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