Espaço Editorial x Espaço Publicitário
A decisão de informar ou não à Imprensa se relaciona com a Política de Comunicação da Empresa. É fundamental que independente do retorno dado ao jornalista, que ele seja rápido. A divulgação das informações à Imprensa depende de uma série de fatores:
1) Nem sempre o que importa para a Empresa importa para a Imprensa, no que se trata de notícia
2) Mesmo sendo notícia, muitas vezes, o assunto pode perder em importância para outras notícias de maior peso do ponto de vista editorial.
3) O fato de a Imprensa considerar o fato Empresarial como notícia não significa que o enfoque dado à matéria jornalística será exatamente o que a Empresa gostaria de ver publicado .
Vale ressaltar, ainda, que precisamos fazer uma distinção fundamental entre dois espaços freqüentemente confundidos nas Empresas: o editorial e o publicitário. O espaço publicitário é um acordo comercial da Empresa com os veículos de Comunicação. Por ser comprador do espaço, o anunciante pode falar o que quiser e como bem entender. Mas não tem a credibilidade jornalística e independente do espaço editorial.
E por falar em espaço editorial, a definição é toda matéria jornalística que descreve ou só cita as atividades de uma Empresa,sem qualquer compromisso com ela. Não é uma área comprada, mas conquistada pelo bom relacionamento Empresa x Imprensa aliada à capacidade de gerar informações para o grande público. A Empresa não tem controle algum sobre o destaque dado à notícia, mas tem a credibilidade, uma vez que o público identifica os assuntos nele contidos como isentos de qualquer interesse além de informar.
Fonte:Como Virar Notícia e Não se Arrepender no Dia Seguinte - Vera Dias
A decisão de informar ou não à Imprensa se relaciona com a Política de Comunicação da Empresa. É fundamental que independente do retorno dado ao jornalista, que ele seja rápido. A divulgação das informações à Imprensa depende de uma série de fatores:
1) Nem sempre o que importa para a Empresa importa para a Imprensa, no que se trata de notícia
2) Mesmo sendo notícia, muitas vezes, o assunto pode perder em importância para outras notícias de maior peso do ponto de vista editorial.
3) O fato de a Imprensa considerar o fato Empresarial como notícia não significa que o enfoque dado à matéria jornalística será exatamente o que a Empresa gostaria de ver publicado .
Vale ressaltar, ainda, que precisamos fazer uma distinção fundamental entre dois espaços freqüentemente confundidos nas Empresas: o editorial e o publicitário. O espaço publicitário é um acordo comercial da Empresa com os veículos de Comunicação. Por ser comprador do espaço, o anunciante pode falar o que quiser e como bem entender. Mas não tem a credibilidade jornalística e independente do espaço editorial.
E por falar em espaço editorial, a definição é toda matéria jornalística que descreve ou só cita as atividades de uma Empresa,sem qualquer compromisso com ela. Não é uma área comprada, mas conquistada pelo bom relacionamento Empresa x Imprensa aliada à capacidade de gerar informações para o grande público. A Empresa não tem controle algum sobre o destaque dado à notícia, mas tem a credibilidade, uma vez que o público identifica os assuntos nele contidos como isentos de qualquer interesse além de informar.
Fonte:Como Virar Notícia e Não se Arrepender no Dia Seguinte - Vera Dias
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