terça-feira, 5 de maio de 2009

Manual Assessoria_19

Erros na relação Empresa x Imprensa

O assesor de imprensa, no meio desse fogo cruzado, deve orientar sempre a Empresa mostrando com antecedência as desvantagens de freqüentes equívocos cometidos:

a) Pressões sobre a Notícia

Pressões com o objetivo de inserir alguma notícia ou então a retirada de uma matéria desfavorável, são recebidas com indignação em qualquer redação de respeito. Pior ainda se for através do poder econômico, do poder político ou através do dono do veículo. Quem conseguir o intuito, fica marcado pelos jornalistas.

b) Pressões sobre os profissionais

Também ocorre a exigência de demitir algum jornalista porque ele publicou informações contrárias à empresa. Se em princípio a demissão do repórter ou editor parece vitoriosa, a longo prazo virá o desgaste, semelhante ao caso anterior.

c) Mentiras

A mentira é condenável em qualquer circunstância. Mentir ao profissional pode esconder o problema, mas como diz a sabedoria popular, "mentira tem perna curta" e a verdade sempre aparece. A verdade, ainda que inconveniente, é melhor do que qualquer mentira e não fecha as portas para futuros esclarecimentos.

d) Oportunismo

Para muita gente, parece fácil e normal freqüentar o noticiário dos veículos de Comunicação, quando se tem Assessor de Imprensa. É a chamada história do "faça o impossível para que a Empresa esteja sempre na mídia". Não é a Assessoria que coloca a notícia na Imprensa, mas o poder jornalístico que tem.

e) Discriminação

A antipatia por tal ou qual jornalista pode se transformar em desrespeito ao profissional ou à corrente de opinião que ele representa. Também há discriminação quando nas coletivas só são convocados os veículos de maior prestígio, em detrimento dos demais.

f) Para todos ou para ninguém

Democratizar a informação não é falar uma coisa só para todos, mas falar uma coisa de cada vez para cada veículo. Isso porque cada jornalista tem um estilo e é pautado de forma diferente. É preciso que essas diferenças sejam respeitadas, inclusive o direito ao "furo jornalístico".

g) Quem diz o que é notícia

Dar à Assessoria de Imprensa o acesso às informações significa permitir a identificação das coisas relevantes, sob o ponto de vista jornalístico. Muitas vezes, um fato omitido poderia ser uma grande notícia.

h) Avaliação por centimetragem

A Empresa não pode avaliar o desempenho do Assessor através de centímetros de matérias publicadas na Imprensa. A melhor forma de a Empresa avaliar é pelo relacionamento que ela tem com a Mídia.

i) Aluguel de nome

"Alugar" o nome de um jornalista, que apenas assina as matérias e publicações. Além de ilegal, é antiético, não garante a qualidade do trabalho, esconde o exercício ilegal da profissão, fere o código de ética dos jornalistas e evita a contratação de um profissional habilitado.

j) Regalias

Conceder privilégios a jornalistas de batente não fazem deles "presas fáceis" das assessorias. Em qualquer cobrança, o relacionamento com a imprensa fatalmente vai se deteriorar.


Fonte: Manual Nacional de Assessoria de Imprensa - Fenaj

Nenhum comentário: