terça-feira, 5 de maio de 2009

Manual Assessoria_07


Como Falar com a Imprensa?

Existem várias formas e a escolha do jeito certo depende de uma série de fatores: de quem partiu o primeiro contato, da Empresa ou da Imprensa; se o encontro é ou não é formal, se o contato é buscado por vários veículos, se as agendas da Empresa e da Imprensa se encaixam ou não. Esses fatores, isolados ou combinados, proporcionam várias possibilidades, que demonstramos a seguir:

1) Quando a iniciativa parte da Imprensa:

- Vem através de um pedido formal de entrevista
- Pode ser uma matéria mais ampla ou apenas para ouvir várias Empresas
- A Empresa deve estar bem preparada para receber a Imprensa
- Muitas vezes rendem espaços na mídia, mesmo que não seja de imediato
- Outras formas de contato Imprensa x Empresa:

a) Entrevista por telefone:

-É mais rápido para Imprensa
-É o mais difícil para a Empresa, porque o contato formal é mais seguro
-Recomendado apenas para executivos que dominem o assunto
-Que tal propôr um encontro pessoal, se possível (a não ser que o jornalista
queira apenas checar um dado ou pedir uma fala rápida)
-Quando o encontro for impossível, o executivo pode pedir meia hora de preparo

b) Várias solicitações para um mesmo assunto:

-Comum em tempos de crise
-Outros motivos: mudança na estratégia de Marketing e recorde de faturamento
-A solução mais viável, mas não é a ideal, é a entrevista coletiva
-Na crise, melhor abrir a agenda e conceder entrevistas individuais

c) A informação para Background:

-É uma informação para manter o jornalista a par do meio econômico
-Pode servir para pautas, boxes, artigos, e nunca devem ser desconsideradas
-É um primeiro passo para o relacionamento entre a Empresa e a Imprensa,
apesar de não render nada de imediato.

2) Quando a Empresa procura a Imprensa:

-O contato deve ser formal, via entrevista, para divulgar pautas
-Se a Empresa quer só conhecer o repórter, pode ligar para ele e convidá-lo para um almoço
- Que tal trocar idéias com o jornalista sobre Mercado, Negócios e a própria Empresa?
- Outras formas de relação Empresa x Imprensa

a) Contatos Formais

-Se o público for específico, dê uma exclusiva para um veículo segmentado
-Se a Empresa quer um público mais abrangente, agendar entrevistas individuais
-Se o objetivo é fornecer informações básicas, usar a regra do lide: quem?, que?, quando?, como?, onde?, por quê?
- Se a idéia é despertar interesse para uma notícia cujos detalhes só poderão ser detalhados posteriormente, "plante" notinhas para colunas especializadas.
-Traduzindo: quando a Empresa procura a Imprensa, deve deixar claro qual o objetivo e não quebrar os compromissos de exclusividade que vier a assumir

b) Contatos Informais:

-Se for por telefone, NUNCA ligar nas horas de reunião de pauta, nem no fechamento. Procure saber os horários, pois eles variam de veículo para veículo
(dica: final de tarde é crucial para qualquer veículo)

-Se for visitar a redação, as mesmas dicas se aplicam ao caso anterior. O ideal é agendar com antecedência junto ao responsável pela Editoria a ser visitada.

-Se marcar almoço ou café, não o faça com muita antecedência, pois a agenda do jornalista de batente muda ao sabor dos fatos.

Fonte: Como Virar Notícia e não se Arrepender no Dia Seguinte - Vera Dias.

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