Instrumentos que levam a Imprensa a buscar entrevistas
- Press-Release - Texto sobre assunto relevante da Empresa que vai ser distribuído para a Imprensa. Deve ser redigido em linguagem jornalística, mas não precisa ser extenso. Basta obedecer às perguntas básicas do tema. Também pode ser redigido para ser uma informação complementar ou de background. E o fundamental: deve ter as datas corretas e os números de contato.
- Sugestão de Pauta - Aborda a Empresa ou o mercado onde ela está inserida, pode ser escrita ou verbal, objetiva o despertar do interesse pelo assunto e geralmente, vai para um só veículo, endereçado ao editor.
- Testes de Produtos - Usado por Empresas que fabriquem bens de consumo. O atestado de bom produto repercute bem na Imprensa. É fundamental que o produto seja bom, senão "o feitiço vira contra o feiticeiro", ou seja, o produto sai na Empresa como "de má qualidade".
- Visitas - É bom, principalmente se a Empresa dispõe de laboratório de pesquisa ou centros de teste dos produtos, por exemplo. Pode estar ou não atrelada à divulgação da notícia.
- Notas em Colunas - Funciona como um teaser (notícia provocadora), podendo levar jornalistas Empresas para a obtenção de maiores detalhes. Isso porque são as colunas que pautam as editorias.
- Material de Background - São informações abrangentes sobre a Empresa e/ou o mercado onde ela está inserida. São enviadas sistematicamente e podem gerar interesse a longo prazo. A linguagem deve ser jornalística e o material deve ser o mais exclusivo possível.
Fonte: Como Virar Notícia e não se Arrepender no Dia Seguinte - Vera Dias
- Press-Release - Texto sobre assunto relevante da Empresa que vai ser distribuído para a Imprensa. Deve ser redigido em linguagem jornalística, mas não precisa ser extenso. Basta obedecer às perguntas básicas do tema. Também pode ser redigido para ser uma informação complementar ou de background. E o fundamental: deve ter as datas corretas e os números de contato.
- Sugestão de Pauta - Aborda a Empresa ou o mercado onde ela está inserida, pode ser escrita ou verbal, objetiva o despertar do interesse pelo assunto e geralmente, vai para um só veículo, endereçado ao editor.
- Testes de Produtos - Usado por Empresas que fabriquem bens de consumo. O atestado de bom produto repercute bem na Imprensa. É fundamental que o produto seja bom, senão "o feitiço vira contra o feiticeiro", ou seja, o produto sai na Empresa como "de má qualidade".
- Visitas - É bom, principalmente se a Empresa dispõe de laboratório de pesquisa ou centros de teste dos produtos, por exemplo. Pode estar ou não atrelada à divulgação da notícia.
- Notas em Colunas - Funciona como um teaser (notícia provocadora), podendo levar jornalistas Empresas para a obtenção de maiores detalhes. Isso porque são as colunas que pautam as editorias.
- Material de Background - São informações abrangentes sobre a Empresa e/ou o mercado onde ela está inserida. São enviadas sistematicamente e podem gerar interesse a longo prazo. A linguagem deve ser jornalística e o material deve ser o mais exclusivo possível.
Fonte: Como Virar Notícia e não se Arrepender no Dia Seguinte - Vera Dias
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