terça-feira, 5 de maio de 2009

Manual Assessoria_15

O Off

O economista John Kenneth Galbraith, citado por Vera Dias no livro Como Virar Notícia para não se Arrepender no Dia Seguinte, afirmou: "tudo que só pode ser dito em off, melhor que nem seja dito".Não são poucas as vezes em que "fontes" protegidas pelo anonimato, "plantam" boatos ou se promovem. Isso deixa muito jornalista "com a pulga atrás da orelha". Mesmo assim, o off tem três regras básicas:

1) O off é sempre um acordo dos dois lados:

O off é um acordo bilateral, ou seja, entre as duas partes, executivo e jornalista, entrevistador e entrevistado. Assumir que a simples menção de que "o que vou dizer é off", é, no mínimo, ingenuidade.

2) O jornalista com quem se faz esse tipo de acordo deve ser selecionado:

O off nunca deve ser dado a mais de um jornalista, pois periga de a informação e a fonte "vazarem" para o público. E só fazê-lo em locais que guardem a privacidade da conversa.

3) Os limites de onde começa e onde termina o off devem ser claros:

Isso porque muitas vezes o executivo pode se surpreender com declarações em seu nome, porque o interlocutor não havia entendido os limites do off . Lembre-se: Assim como na vida pessoal não trocamos confidências co qualquer um, no off também devemos escolher ouvidos seletos.

Para discernir o que é o off, o executivo deve considerar:

a)Se o que tem na mão é informação fundamentada ou um boato

b)Se a informação é exclusiva sua ou outros executivos tiveram acesso a ela

c)Se entre as fontes não tem alguém que dê em on (fonte identificada)

d)Por que ele mesmo não pode dar a informação em on?

e)Se esse impedimento é passageiro ou não e por que?

f)Qual o interesse de ter a informação publicada em off ?


Essas questões acima precisam estar muito bem respondidas, pois podem ser colocadas pelo jornalista, ao discutir o acordo do off . E são considerações que podem envolver a conjuntura da matéria ou mesmo a própria relação com a fonte. Quando um jornalista aceita ou propõe o off, é para confirmar dados prévios, quando a informação é para compreender um contexto ou para cultivar a fonte. E ainda, existem três tipos de off :

1) O que não identifica a fonte de jeito nenhum, fazendo com que o jornalista assuma a informação

2) O que identifica a fonte apenas parcialmente: "Um alto funcionário do Governo..."

3) O que não é para ser publicado. Serve apenas de informação para um jornalista entender uma circunstância, redirecionar a apuração ou cultivar a confiança da fonte.

Fonte: Como virar notícia e Não se Arrepender no Dia Seguinte - Vera Dias

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